21 de out. de 2008

Excessos e Deficiências

Continuando o assunto do post anterior, vamos analisar um pouco a nossa alimentação do dia-a-dia. Você já parou para analisar o que está comendo no dia-a-dia.

Geralmente não temos nem tempo para comer, quanto mais para analisar o que estamos comendo, não é mesmo.

Mas a comida dos dias de hoje mudou muito nos últimos anos. Com o aumento da população mundial e o avanço da tecnologia, surgiram centenas de novos alimentos e substancias novas em nosso cardápio. Conservantes, acidulantes, aromatizantes, corantes, agrotóxicos, hormônios, antibióticos e outras substâncias estão presentes na maioria dos alimentos que comemos. Além disso, a maior parte dos alimentos industrializados está com excesso de GAS (gordura, açúcar e sal) que são as substâncias que realçam o sabor dos alimentos e agradam nosso paladar. Esses são alguns dos nossos excessos diários.

Em contrapartida, com o aumento do consumo dos alimentos industrializados, deixamos de comer os alimentos saudáveis, de origem natural. É neles que se encontram os nutrientes essenciais que nosso organismo necessita diariamente para ter uma vida saudável. Como já foi dito, nosso organismo necessita de mais de 100 tipos de nutrientes diferentes diariamente, entre eles, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, oligoelementos, antioxidantes e água. As fibras, apesar de não serem digeridas e absorvidas, também tem um papel fundamental na limpeza de nosso corpo.

Esses excessos e deficiências deixam nosso corpo em desequilíbrio nutricional, o que gera conseqüências ao mesmo. A maior parte das doenças está relacionada a essas deficiências ou excessos, por exemplo:

Obesidade
Hipertensão
Colesterol
Triglicerídeos
Diabetes
Problemas gastrointestinais
Enxaquecas
Estresse nutricional
Impotência
Osteosporose
Envelhecimento precoce
Artrites


Com certeza você conhece alguém com alguma dessas doenças. E o pior é quando acontece dentro da nossa casa.

E qual a solução? Devemos procurar equilibrar nossa alimentação, aumentando a ingestão de nutrientes saudáveis e diminuir a ingestão desses excessos.

Você sabia que existem suplementos que podem equilibrar essa situação? Produtos que contém todos os nutrientes que o corpo necessita diariamente e que podem melhorar a situação das deficiências do dia-a-dia e ao mesmo tempo suplementos que ajudam a eliminar os excessos instrinsicos da nossa alimentação. No próximo post falarei um pouco mais sobre eles.

Nenhum comentário: